segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Festivais de Dança Amador

Chega março e iniciam os festivais de Dança, são muitos, mas será que é necessário e importante participar?
Primeiramente vamos entender como funcionam: inscrevem-se escolas de dança ou grupos independentes, que expõem seus trabalhos a serem julgados por uma banca, na maioria das vezes competentes, mas não naquilo que estão julgando, pois foram bailarinos clássicos e julgam sapateado, hip hop, dança contemporânea, sem muitas vezes ter tido contado com a modalidade ao longo de sua formação. Mas isso também é relativo, pois temos festivais muito cuidadosos com a escolha da banca, onde são escolhidos profissionais que sabem "olhar" para as manifestações artistícas independentes do código de dança utilizado.
Esse olhar é pessoal? é coerente? é julgador?, questões essas que nos faz refletir sobre participar ou não desses festivais, como julgar arte?, dança não é esporte para quem chegar primeiro, dança é arte, e arte é transformadora para aqueles que a viram, saem do teatro diferentes do que chegaram...
[Image]Mas não estamos falando de festival amador?, sim estamos, mas como será este profissional de dança que estuda nas escolas que levam seus bailarinos a participar destes eventos?
No circuito amador de Dança consegue-se perceber quanta coisa precisa ser mudada ou não... mesmo porque existem boas escolas e festivais organizados. Levar os alunos em festivais de dança é importante para se ter experiência de palco, para trocar informações, para conhecer outros trabalhos,ou seja,  para aprender também. Mas isso realmente acontece? Fica então a critério da escola participar ou não, investir dinheiro nesses eventos, "promover sua escola", como saber???
Pesquise, participe e tire suas conclusões.
7e8 movimente-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário